lsd

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Almôndegas


A mescla de regionalismo com música pop, espécie de marca registrada da banda, surgiu meio que por acaso. Em um show no antigo "Encouraçado Botequim", o grupo cantou "Amargo", de Lupicínio Rodrigues, e a reação da platéia foi calorosa. Com o aval do público, os músicos passaram a repetir a apresentação em outros shows e levaram a experiência para o primeiro disco.

Gravaram o primeiro LP, "Almôndegas", em 1975, no mesmo ano do lançamento do disco "Aqui", trabalho este que colocou a faixa "Canção da Meia-noite" na novela Saramandaia. Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro, onde Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano, vieram mais dois discos: "Gaudêncio Sete Luas", uma coletânea dos anteriores e "Alhos com Bugalhos".

A trajetória da carreira do Almôndegas culminou com o espetacular disco "Circo de Marionetes", de 1978 e que, partcularmente, considero como sendo o seu melhor disco. Este foi o último lançado pela banda. Em 1979 o grupo se desfez.

Mesmo iniciando sua carreira no circuito universitário e sendo lançado junto com as sementes do que viria a ser o Rock do Sul, o grupo nunca negou as suas raízes sulistas, tanto que participaram, em 1975, da 5ª "Califórnia da Canção Nativa", com a música "Piquete do Caveira". Seus componentes mais famosos foram os irmãos Kleiton e Kledir, que depois de se separarem da banda em 1979 fizeram muito sucesso em carreira solo, como uma dupla de MPB e Rock.

Texto retirado de | Bate-Boca & Musical

1975 | ALMÔNDEGAS

01. Sombra Fresca e Rock No Quintal
02. Até Não Mais
03. Teia de Aranha
04. Olavo e Dorotéia (Uma Louca Estória de Amor)
05. Quadro Negro
06. Gô
07. Daisy, My Love
08. Almôndegas
09. Vento Negro
10. Clô
11. Amargo

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário